Benefícios do chocolate para a saúde

Benefícios do chocolate para a saúde
Benefícios do chocolate para a saúde

Estamos na semana de páscoa e os ovos e chocolates expostos por todo lado já nos deixam com os olhos brilhando e a boca salivando. No entanto, muitas vezes nos banimos de degustar essas delícias, mas o consumo moderado de chocolate pode trazer benefícios. Confira alguns destes benefícios:

1)      Combate o mau humor: pesquisadores da Universidade Middlesex, na Inglaterra, garantem que só o cheiro do chocolate já diminui o estresse e garante maior satisfação. Além de que o cacau contém uma substância conhecida como feniletilamina, que, quando ingerida inibe o mau humor.

 

2)      Fluxo arterial: estudos apresentam que o consumo de chocolate amargo inibe a coagulação de plaquetas que podem obstruir os vasos sanguíneos e colaboram na diminuição do colesterol ruim (LDL).

 

 

3)      Gravidez: durante a gravidez, em média, 5% das mulheres desenvolvem uma doença chamada de pré-eclampsia (causa elevação da pressão arterial). Para diminuir o risco da doença uma pesquisa da Universidade Yale, nos Estados Unidos, sugere que as mulheres grávidas saboreiem cinco vezes por semana pequenas quantidades de chocolate amargo.

 

4)      Previne o derrame: estudos realizados na Universidade McMaster, no Canadá, apontam que comer chocolate uma vez na semana, diminuem o risco de derrame e auxilia na recuperação de pacientes que tiveram isquemia cerebral. Os benefícios de incluir chocolate na dieta são dos flavonoides que são antioxidantes e conseguem dilatar os vasos sanguíneos.

 

5)      Beleza: ingerir chocolate regularmente pode auxiliar em manter a pele rejuvenescida, uma vez que combate os radicais livres, evitando a oxidação das células.

 

6)      Câncer de intestino: pesquisadores da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, divulgaram que o consumo de chocolate pode diminuir os riscos de desenvolver câncer de intestino, uma vez que estes possuem antioxidantes, que servem para proteger as células das degenerações do tumor.

 

7)      Saciedade: estudos da Universidade de Chung Hsing, em Taiwan, mostrou que os ácidos fenólicos presentes no cacau podem aumentar a produção do hormônio leptina, que aumenta a sensação de saciedade. É difícil de acreditar, mas o consumo moderado de chocolate pode até auxiliar no emagrecimento.

 

8)      Melhora raciocínio e concentração: a cafeína presente no chocolate pode estimular a memória, a atenção, a concentração e o desempenho mental em geral.

 

*É importante considerar chocolates com menores teores de gorduras e açúcares, a exemplo de chocolates amargo e em quantidades moderadas.

 

Agora que já sabemos alguns dos benefícios propiciados pelo chocolate já podemos ter uma páscoa mais feliz e sem maiores preocupações. Mas é importante considerar o consumo de forma equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *