Chocolates populares no Brasil: Serenata de Amor

Quem nunca sentiu o delicioso sabor do Serenata de Amor? O bombom da Garoto é um dos mais tradicionais e saborosos do Brasil, estando ao lado de Sonho de Valsa, Diamante Negro e Baton como os mais preferidos dos brasileiros. A casquinha de wafer, a qual é muito crocante, e o sabor ímpar do recheio de castanhas de caju fazem o dia de qualquer um melhorar e querer mais, além de uma ótima alternativa de presente para aquela pessoa especial.

serenataA ideia de um dos bombom mais românticos do Brasil surgiu em 1949 por Henrique Meyerfreund, fundador da Garoto, a partir da sugestão de sua cunhada, Érika Meyer. A história do nome “Serenata de Amor” é um caso a parte: a irmã de Érika, Úrsula, tinha 15 anos na época e namorava um rapaz muito romântico, Hugo Musso. O rapaz costumava realizar longas serenatas com o bandolim para sua amada, que avistava-o pela sua janela. Certo dia, na sugestão para o nome do novo bombom, todos se reuniram para lançarem seus palpites e Úrsula sugeriu “Serenata ao luar”, mas “luar” já mostrava-se como marca de outro chocolate. Após um consenso entre o nome, ficou decidido que ele seria o conhecido “Serenata de Amor”.

serenata de amorInicialmente, a produção era pequena, restringindo-se a cerca de 10 mil unidades por dia, além de uma confecção manual. Além disso, o bombom tinha avelã no recheio, a qual foi retirada a partir de 1960. De início havia um violão na antiga embalagem, o qual foi substituído por imagens da lua e das estrelas. Após a década de 70, após as boas vendas do chocolate, a produção passou a ser em linha exclusiva e mecanizada, o que fez com que as vendas aumentassem ainda mais. O chocolate passou a ser referência no gosto dos brasileiros.

pacote serenataApós décadas de diversas boas vendas, em 1997 a Garoto realizou uma mudança que não foi muito bem recebida ao gosto dos brasileiros: o famoso recheio de castanha de caju foi substituído por um recheio de amendoim, o que fez as vendas caírem de forma significativa. Preocupada com isso, a empresa desfez a mudança em 1999, voltando ao tradicional recheio e inovando na embalagem, que passou a ser transparente e com algumas pequenas flores.

sorvete serenataApós a venda da Garoto à Nestlé, em 2003, outras mudanças foram realizadas, tais como a versão em barra do Serenata de Amor e uma nova roupagem, a qual permanece até os dias de hoje. Outra mudança, já em 2006, foi a criação de uma embalagem especial com três unidades do Serenata de Amor. Os ovos de Páscoa, de muita tradição por todo o Brasil, também apresentam o sabor único do Serenata, de tal forma que o ovo da marca é um dos mais vendidos no Brasil. Alguns exemplos são o ovo Serenata de Amor Light, Serenata de Amor Joia e o Serenata de Amor Balls, que é feito com chocolate branco. Além disso, há o sorvete serenata, que é uma verdadeira delícia, evidenciando o sabor inigualável do chocolate de castanha de caju.

ovo serenataAs inúmeras formas de venda do bombom cativam cada vez mais todas as idades e todos os gostos, desde quando o bombom surgiu, há 67 anos, até os dias de hoje, mesmo com todas as inovações as quais os relacionamentos e até dos chocolates, mas o romantismo sempre é o ponto final para os consumidores do Serenata de Amor. A lata do bombom, lançada em comemoração ao Dia dos Namorados, é sucesso por todo o Brasil. E também não há como decepcionar em um presente como esse, de um sabor tão único e que é referência de sabor e popularidade para apaixonados (em geral) e por chocolate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *