Chocolates populares no Brasil: Sonho de Valsa

Ele é um dos bombons mais conhecidos de todos os apaixonados por chocolate brasileiros. Não só dos apaixonados por chocolate, mas de inúmeros casais, visto que o bombom é símbolo do romantismo. A embalagem inconfundível e o sabor ímpar são as marcas de um dos mais tradicionais bombons brasileiros, o qual é referência para presentes e lembrança para pessoas especiais.

sonho de valsaA história deste chocolate começa em 1938, quando a Lacta, criada em 1912, lançou um bombom especial, com as seguintes características: duas camadas de chocolate externas e, no seu interior, um wafer recheado com massa junto com fragmentos de castanha de caju. Na embalagem, embrulhado diretamente com o papel estanho na cor vermelha e, por fora, um papel celofane transparente. Para evidenciar a marca do produto, havia um símbolo muito romântico como rótulo: um violão, juntamente do nome do produto: Sonho de Valsa.

No entanto, de início, a empresa só vendia o chocolate para mulheres, em bombonieres. Visto que a preferência pelo bombom estava aumentando, a Lacta passou a oferecer o bombom em um tamanho maior e em mais lugares, o que facilitou o consumo por homens e acabou por disseminar o bombom por mais locais.

sonho de valsa trufaEm 1942, acompanhando tais mudanças, o chocolate passou a ter um novo rótulo: o violão foi substituído por um casal com trajes de gala simulando uma dança ao som de uma valsa, característica marcante da embalagem até hoje, mesmo com diversas mudanças ao longo do tempo. Recentemente, a embalagem ganhou uma mudança: passou a ser selada por uma cola, visando aumentar a durabilidade do bombom e evitar a entrada de umidade, que deixa o chocolate “murcho”.

A partir da compra da Lacta pela empresa Kraft Foods, em 1996, o bombom passou por algumas renovações no modo de venda. Aproveitando a grande popularidade do Sonho de Valsa por todo o Brasil, a empresa passou, em 2001, a não só vender os produtos na forma dos já conhecidos bombons, mas também no modo de latas, como em formato de coração, e caixa de presentes, bem como no formato “Sonho de Valsa Mais”.

sorvete sonho de valsaAlém disso, o Sonho de Valsa já foi lançado com cobertura de chocolate branco e morango, bem como no modo mais recente modo “Trufa”. O chocolate também já foi protagonista em sorvetes e picolés também, com um sabor inconfundível.

A fábrica da empresa Kraft Foods, em Curitiba, é a maior filial da empresa no mundo e tem cerca de 4000 funcionários. De todos os chocolates produzidos no Brasil, o Sonho de Valsa é o mais vendido do país, segundo a fabricante. E não é para menos: o sabor inconfundível do chocolate torna o fato que, de 10 bombons vendidos no país, 4 são Sonhos de Valsa.

pascoa lactaO slogan “O amor tem esse sabor” é marca na mente dos brasileiros e também está muito presente no tempo da Páscoa, no qual os ovos de chocolate Sonho de Valsa são sempre muito pedidos por todas as idades e classes sociais. Presentear com esse chocolate é certeza de satisfação para quem recebe o chocolate, que é uma referência do chocolate brasileiro e uma excelente pedida para inúmeros gostos.

Uma resposta para “Chocolates populares no Brasil: Sonho de Valsa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *