
Você se considera viciado (a) em chocolate? Daquelas pessoas que se dizem ‘’chocólatras’’? Saiba que esse vicio tem uma explicação.
Uma estudo por especialistas no assunto provou que a vontade de comer um chocolate atrás do outro está relacionada com a activação no cérebro de um neurotransmissor semelhante à morfina, chamado encefalina, numa determinada região do cérebro, o neoestriado. Esse estudo foi testado em ratos. Eles perceberam que, ao dar m&m’s a encefalina e a morfina aumentavam quando eles comiam chocolate, e principalmente, ao comer rápido. Em situações normais os ratos comeram em média 10 M&M’s em vinte minutos. “Não são as encefalinas ou outras drogas similares que fazem os ratos gostarem mais de chocolate, mas as substâncias químicas do cérebro aumentam o desejo de os comer”, esclarece o comunicado de imprensa sobre o estudo.
“Isto significa que o cérebro tem mais sistemas do que se pensava para levar as pessoas a consumir” refere Alexandra DiFeliceantonio. Parece provável que esta descoberta signifique que esse neurotransmissor possa comandar, nas pessoas, algumas formas de consumo excessivo e de dependência. Mas, o vicio do chocolate tem até que lados bons. O chocolate, antes de dormir, recupera nossas forças e ajuda a embalar o sono.
Quando comemos chocolate, além do prazer, nos ajuda a relaxar, diminuir as tensões, e até mesmo as tristezas. E esse é um fator que contribui para o vicio.
Uma Curisoidade: Existe um termo em inglês para essa compulsão: craving, algo como “fissura”.