Páscoa e o desafio da crise econômica

Após o carnaval, a concentração para a Páscoa sempre é algo muito presente por todo o país. A expectativa para os ovos de chocolate e todas as delícias do cacau sempre são esperados por todos, que não veem a hora de chegar a hora de abrirem os belos ovos e bombons e saborear as delícias. No entanto, com a crise econômica no Brasil, será que um dos feriados mais populares e rentáveis será afetado de forma significativa?

ovo-páscoa-mármoreA situação econômica brasileira não é das melhores, isso é fato, mas a certeza de boas vendas da Páscoa sempre anima os comerciantes e traz a esperança de uma mudança no panorama do comércio brasileiro, visto que nesse período tão bom e cheio de guloseimas do cacau é um dos melhores para vendedores (e para os consumidores também, ora essa) que passam por momentos complicados, como este desde o ano passado.

pascoa novidadesA estratégia para mudar os contornos da crise econômica nesse período é trazer novas alternativas para o consumidor que não pode pagar tanto quanto antes pelo chocolate, ou que acha que seu gasto deve ser repensado no quesito de qual chocolate comprar para a Páscoa. Dessa forma, novos formatos de chocolate, com novos sabores e privilegiando os anseios do cliente e suas disponibilidades financeiras são as oportunidades para vendas melhores no mercado do cacau e daquela fila de ovos de Páscoa nos supermercados ganharem as casas de inúmeros amantes do chocolate.

Segundo a gerente da loja Chok Doce, Ivone Ribeiro, o número de clientes que procuram por chocolate já obteve aumento na última semana. Ainda segundo ela, os preços não devem sofrer uma ampla variação, visto que o momento não é dos mais propícios para o aumento dos produtos.  A expectativa é de que ocorra um aumento de 20% em relação às vendas de 2015. “Estamos trabalhando para reverter a situação desse momento, que não é a melhor”, afirmou.

ovo star warsA presença dos brindes nos ovos de Páscoa já virou rotina para todas as crianças e até adultos ao abrirem seus presentes de chocolate. Sejam eles simples, como uma mera lembrança para guardar na estante de casa ou aquele super/hiper/mega brinquedo que a criança não irá nunca mais parar de brincar, eles sempre são muito esperados e até ganham mais importância do que até o chocolate (o que é uma pena, afinal muitos deles são excelentes) e são caprichados para serem o centro das atenções. Nesse contexto, o investimento em novidades nos brindes e aproveitar os fenômenos do cinema e outros veiculados pelas mídias pode ser uma estratégia proveitosa para as empresas.

chocolate pascoaMesmo com um período de incertezas, a Páscoa brasileira promete bons momentos para os consumidores. Não é garantia ter vendas em números maiores do que todos os anos anteriores, mas a certeza de um bom público consumidor das delícias do cacau e que não perdem esse período para se deliciarem é praticamente certa. Mesmo que o dinheiro não esteja em altas cifras, reservar um pouco e comprar um presente para uma pessoa especial é a certeza de um sorriso, ainda mais quando trata-se de chocolate, que é um bom presente sempre!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *