Portas abertas para o chocolate artesanal

Uma forma rentável, no dias atuais, é a produção do chocolate artesanal. Produzido geralmente por pequenos empreendedores é uma ótima opção para gerar reanda para a família e ser seu próprio chefe.

chocolate 1

Com o aumento do preço dos chocolates pelos revendedores uma nova oportunidade de mercado surgiu para os microempreendedores. A produção artesanal do chocolate derruba os preços exacerbados das grandes empresas ao mesmo tempo que produz um produto com maior qualidade de forma mais limpa que os grandes pólos produtores. Como a própria ANVISA afirmou em uma de suas regulamentações, a produção de alimentos de forma industrial enfrenta grande dificuldade em manter os insetos longes da linha de produção. No entanto, isso já não ocorre na produção artesanal que é em menor escala e pode ser cuidada mais facilmente, por ser geralmente instalações pequenas e poucos funcionários que manipulam o produto. Certamente isto impacta diretamente na qualidade dos produto e na segurança de sua ingestão.  Como o local de produção é menor a facilidade para as limpezas é maior e os gastos são incomparavelmente menores. Isso é uma das grandes vantagens do chocolate artesanal.

Veja este livro

chocolate 2

Alguns pequenos produtores estão produzindo, mesmo em quantidades pequenas, a sua própria matéria-prima. A qualidade da matéria-prima é significativamente boa levando em consideração a sua pureza e a menor utilização de compostos químicos das indústrias. O chocolate artesanal, por ser feito por poucas pessoas, tem um controle de qualidade mais rigoroso e muito mais fácil de ser seguido a risca, ou seja, será realmente seguido todo o protocolo de segurança e qualidade evitando os temidos insetos que a própria ANVISA liberou.

chocolate 3

Nas grande fabricantes de chocolate, os galpões são enormes e as quantidades do produtos são imensas, produzindo um odor muito forte e atraindo os insetos de uma área muito grande. Com todos estes fatores contribuindo contra as grande produtoras ainda existe o problema da dedetização que não pode ser realizada em todos os setores da produção. Algumas partes do processo de fabricação não podem passar por dedetização durante seu funcionamento. Para a realização deste procedimento é necessário para as linhas de montagem e tudo isto gera prejuízos severos e gastos exorbitantes. Todos estes gastos vai para o bolso do consumidor tornando o produto cada vez mais caro e de qualidade não tão satisfatória.

chocolate 4

O chocolate artesanal pode ser produzido de forma muito mais barata e com qualidade até mesmo muito melhor do que dos grandes fabricantes. No entanto, a produção pode não acompanhar a demanda da clientela, porém para o micro produtor isto não é um problema e sim uma vantagem. Isto indica que o mercado estará sempre suscetível a expansão e que qualquer investimento para a ampliação da produção será bem recompensado. As possibilidades para mais contratações neste ramo é alta. No momento as grandes empresas sofrem com a queda na venda do chocolate, mas para o produtor artesanal do produto a perspectiva de mercado é muito diferente. O produtor artesanal tem uma alta nas vendas ao seu favor. Com todas essas vantagens do lado do produtor artesanal tudo indica um futuro promissor para quer se dedicar neste setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *